Como se tornar um diamante para a empresa onde você trabalha

Uma equipe com um funcionário de alto potencial produtivo pode melhorar a eficácia de uma empresa em até 15%. Você já imaginou que um profissional pode influenciar toda uma equipe, apenas porque tem características essenciais?

compettion

É o que afirma Victoria Nadal do jornal espanhol El País. Segundo a matéria, existem traços comuns em pessoas com alto potencial de desempenho.

1º Capacidade

Aqui a capacidade está menos ligada às questões técnicas (como dominar um sistema operacional, falar outros idiomas, etc), e sim, com a capacidade de se adaptar e estar preparado quando surgir trabalhos mais complexos na sua área de atuação ou mesmo mudanças bruscas.

A capacidade, destacada por Victoria, é a aptidão de aprender novas habilidades, pois se o mundo muda, você como profissional também deve mudar e aprender coisas novas. É assim para todas profissões.

2º Habilidades Sociais

O destaque é a tão comentada e desafiadora gestão de equipes. O que significa que além de você se relacionar bem com chefes e colegas é preciso também esquecer os medos e receber os feedbacks de todos da equipe. Como a gente consegue receber feedbacks?? Pensando que os feedbacks são nossas bússolas, eles nos ajudam e direcionam para o melhor, mesmo que em alguns momentos seja difícil escutar, ele é muito importante e nos levará a um caminho melhor.

Outro ponto é o quanto e como está sua habilidade de ser influente e persuasivo com interlocutores. Aqui entra sua habilidade de comunicação interpessoal, é essa habilidade que te ajuda na construção de relacionamentos no ambiente profissional e são esses relacionamentos que te diferenciam no mercado.

E última característica apontada é a:

3º Força de vontade

Todos os dias nós acordamos, levantamos e vamos trabalhar, alguns acreditam que isso é uma rotina desgastante, mas se temos força de vontade o cenário muda. Se temos em mente onde queremos chegar e como faremos para chegar, nossa disposição aumenta. E disposição nada mais é que assumir deveres e tarefas necessários para atingir nossos objetivos profissionais.

A autora destaca que a diferença do profissional de alto potencial é que ele ou ela tem sempre um desejo de assumir mais responsabilidades, já que a maioria dos profissionais tem uma tendência a deixar as responsabilidades para outros colegas, sabe aquele famoso jogo de quem fica com a batata quente??

Todas essas características são essenciais para você se diferenciar no mercado e na empresa onde você trabalha e você pode começar no desenvolvimento delas desde já.

Como??

Comece treinando sua comunicação interpessoal e analisando como você está construindo seus relacionamentos no ambiente profissional.

O que é ser um diamante?? É ser um profissional desejado e que as pessoas confiam pois sabem que com ele ou ela sempre terá energia para melhorar e vencer.

Aproveito para convidar você para o Workshop Estratégias de Comunicação Interpessoal que vai acontecer agora em dezembro.

Fonte deste artigo “Productividad. Los rasgos que tienen em común las personas com mucho potencial

Anúncios

2 comentários em “Como se tornar um diamante para a empresa onde você trabalha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.