Fcmmendes

Qual a verdadeira função do profissional de marketing?

 

poder

Em um artigo do site Mundo do Marketing publicado em 28/05/2009, Walter Longo, vice-presidente da Young & Rubicam, explica a situação atual:

“Hoje tem muitas pessoas diferentes numa empresa fazendo marketing. A área financeira faz relação com o investidor, o RH faz relação com o público interno, a área de produção faz pesquisa e design e o marketing acaba fazendo só publicidade.”

Isso realmente acontece na maioria das empresas tanto nas grandes multinacionais como nas de pequeno e médio porte.

O profissional de marketing deve ser múltiplo e conectado com a empresa, com o mercado que ela atua e com o mercado que ela não atua.

Não adianta esse profissional entender apenas dos famosos 4 Ps (preço, promoção, praça e produto), ele necessita ampliar sua visão de mundo e vivenciar cada departamento da organização, sair da sua confortável mesa e entender o real funcionamento das áreas.

Entender o porquê dos clientes não gostarem de algum produto ou serviço, o porquê da verba para a campanha promocional não ter sido liberada pelo financeiro, o porquê de alguns funcionários não entenderem alguma alteração no processo de produção, entre outros muitos “porquês”.

O marketing não é um departamento isolado dentro da organização, é a estratégia e a parte integradora de todas as pessoas e áreas.

Não cabe ao profissional resmungar que ninguém compreende o que ele faz, ele deve ser atuante e coeso com suas ações.

O profissional de marketing, sem dúvida, é o profissional que mais está ligado com as outras áreas, pois depende de todos os outros profissionais para que realmente o marketing seja a direção estratégica da organização.

Este profissional precisa ser o elo e a empolgação de toda a estrutura organizacional.

Publicado em Portal Comunifoco:

http://comunifoco.com.br/2011/10/qual-a-verdadeira-funcao-do-profissional-de-marketing/