Este artigo aproveita o título do livro – O Dilema da Inovação – do renomado professor da Harvard, Clayton Christensen, para trazer questionamentos sobre a inovação no mundo da comunicação.
A inovação tem sido comentada nos últimos anos devido ao surgimento de muitos novos produtos e de inovações tecnológicas cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Muitos pesquisadores da inovação discordam do pensamento de que para inovar é necessário apenas criar um produto novo que substitua o anterior, a inovação pode ser uma transformação tanto em produtos quanto em processos dentro de uma empresa.
Entretanto, a inovação ainda é encarada como um dilema porque muitos profissionais e empresas não sabem qual é seu real significado e nem como utilizá-la. Esta contestação vale para nós comunicadores.
Será que comunicadores sabem o que significa inovar em comunicação?
Na sociedade brasileira do século XXI é visível que o crescimento econômico trouxe um aumento no número de empresas, principalmente empresas de prestação de serviços. O número de agências de comunicação e de propaganda também aumentou e aproveitou as benesses desse crescimento, mas é fato que as agências encontram-se em um mercado saturado e muito competitivo.
E por que isso aconteceu?
Além do surgimento de muitas novas agências, elas estão neste impasse porque vem tratando a comunicação como um instrumento organizacional sem função estratégica. Empresas e profissionais da área são responsáveis por direcionar a área da comunicação para um setor periférico dentro das organizações, pois apenas utilizam seus meios (campanhas publicitárias, relatórios e apresentações institucionais, assessoria de imprensa, campanhas institucionais etc.) como forma de divulgação, mas se esquecem que a função primordial desta abrangente área é relacionar e interagir de maneira coerente e transparente com os públicos estratégicos de uma organização.
Somente com o papel de divulgação, os profissionais da comunicação empresarial não trabalham com a principal função, então colocar a inovação em prática na comunicação torna-se algo muito complexo.
A primeira tarefa a compreender é que a inovação não faz parte exclusivamente da criação de algo novo, ela deve fazer parte de todo processo comunicacional. Então, fica a dúvida para profissionais e empresas responderem: Nós, comunicadores, sabemos lidar com a inovação?
Publicado no Portal Comunifoco:
http://comunifoco.com.br/2012/09/o-dilema-da-inovacao-na-comunicacao-empresarial/