Como está sua criatividade? 5 Sinais que você está precisando ser mais criativo

96% dos executivos consideram a criatividade essencial para a empresas, mas apenas 23% conseguem aplicá-la com êxito.

pessoas criativas

A criatividade é uma habilidade muito desejada pelos recrutadores e pelas empresas, entretanto, segundo um estudo da AfferoLab, a criatividade é uma das competências mais raras entre os profissionais brasileiros.

Essa competência é pouco encontrada porque a maioria dos profissionais ainda acredita em paradigmas sobre ser criativo e como usar a criatividade.

Acreditar que para ser criativo basta ter uma ideia espontaneamente ou que algumas pessoas nascem criativas e outras não, nos oferecem conceitos limitantes sobre como colocar a mão na massa para melhorar a capacidade criadora.

O que é preciso fazer para ser mais criativo?

 Primeiro, precisamos identificar nosso potencial criativo.  É necessário entender o que nos deixa mais criativos, o que nos limita, o que nos impulsiona para a capacidade criativa e o que nos impede de continuar em um caminho mais produtivo.

Observe os grandes líderes empresariais, ou até mesmo os líderes das empresas que você trabalha. Veja bem, estou falando de líderes e não de cargos de chefia.

Líderes nos inspiram com a sua criatividade e com sua habilidade de lidar com os problemas diários, principalmente, em momentos como este de crise social, econômica e política. As pessoas que vocês mais admiram foram bem criativas na hora de enfrentar os desafios.

Se você já se inspirou com esses líderes, então agora você precisa entender e avaliar como está seu potencial criativo. E estes são os 5 sinais que você precisa de criatividade:

1. A sua profissão ou suas atividades já não te desafiam como antes

Antes, você era mais entusiasmado com seus desafios diários e, agora, não está tão animado assim? Acredito que alguma coisa mudou em sua vida e você não percebeu.

Aceitar a mudança é o primeiro passo para a criatividade.  Os tempos mudaram e não conseguimos mais fazer a mesma tarefa, da mesma forma. Quebrar a resistência à mudança nos ajuda a sermos mais flexíveis e preparados para o futuro

2. Você está fazendo suas tarefas no piloto automático, ou seja, não para pensar no que está fazendo e nem o porquê está fazendo

Esse processo está ligado a sua jornada de autoconhecimento, é preciso entender o porquê das suas escolhas.

Todas as profissões exigem mais dedicação e engajamento nos dias atuais. Esqueça o piloto automático! Ele não vai te levar a lugar algum, ou pior, ele vai te deixar estático.

3. Você conversa e convive apenas com o mesmo grupo de pessoas há muito tempo e não procura novas amizades e novos contatos profissionais

Procure fazer novos contatos, conhecer outros profissionais, trocar ideias, se inspirar. Conhecer gente fora do seu círculo de convívio te ajuda a visualizar as questões cotidianas de forma mais abrangente.

Estamos na rede social, o Linkedin, para isso, conhecer e manter contato com novas pessoas, nos aproximar de quem não poderíamos em outras épocas. Quem se habilita?

4. Você não faz pausas e descansos durante o dia para processar as informações que coletou

Com certeza você já escutou a expressão “dar um tempo”. Acredite, ela é um excelente conselho. Parar para refletir e pensar nos ajuda na construção do processo criativo.

Vivemos numa era de muitos brainstorming, mas de pouco tempo para avaliar tudo que coletamos, e esse tempo é valioso. Aproveite!

5. Você diz que tem pouco tempo para observar o que está acontecendo a sua volta, tanto na empresa como no mercado

Se você não entender o que está acontecendo a sua volta, não terá meios para agir de forma criativa. A maior habilidade do processo criativo é observar.

Esqueça os conselhos antigos, que já não fazem mais sentido, procure observar de forma mais abrangente a sua carreira e o que o mercado está exigindo. Não é fácil, eu sei, mas esteja de braços abertos ao novo.

Já identificou os sinais para ser um profissional mais criativo? E o que você está esperando para colocar a mão na massa e fazer acontecer?

No Pílulas do Conhecimento, você pode encontrar mais dicas sobre como ser mais criativo.

Vou encerrar com uma citação que me inspira muito:

Criatividade é mais a arte de lidar com as impossibilidades do que a capacidade de solucioná-las.

Kotler e Triás de Bes

Gostou deste conteúdo? Aproveite para aprender mais com a vídeo-aula Comunicação e Criatividade.

Está disponível gratuitamente para você no Youtube.

Até a próxima 😊

 

Fonte desse artigo: A bíblia da Inovação,  Fernando Trías de Bes e Philip kotler

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios