O Diliema da Inovação na Comunicação Empresarial

images (6)

Este artigo aproveita o título do livro – O Dilema da Inovação – do renomado professor da Harvard, Clayton Christensen, para trazer questionamentos sobre a inovação no mundo da comunicação.

A inovação tem sido comentada nos últimos anos devido ao surgimento de muitos novos produtos e de inovações tecnológicas cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Muitos pesquisadores da inovação discordam do pensamento de que para inovar é necessário apenas criar um produto novo que substitua o anterior, a inovação pode ser uma transformação tanto em produtos quanto em processos dentro de uma empresa.

Entretanto, a inovação ainda é encarada como um dilema porque muitos profissionais e empresas não sabem qual é seu real significado e nem como utilizá-la. Esta contestação vale para nós comunicadores.

Será que comunicadores sabem o que significa inovar em comunicação?

Na sociedade brasileira do século XXI é visível que o crescimento econômico trouxe um aumento no número de empresas, principalmente empresas de prestação de serviços. O número de agências de comunicação e de propaganda também aumentou e aproveitou as benesses desse crescimento, mas é fato que as agências encontram-se em um mercado saturado e muito competitivo.

E por que isso aconteceu?

Além do surgimento de muitas novas agências, elas estão neste impasse porque vem tratando a comunicação como um instrumento organizacional sem função estratégica. Empresas e profissionais da área são responsáveis por direcionar a área da comunicação para um setor periférico dentro das organizações, pois apenas utilizam seus meios (campanhas publicitárias, relatórios e apresentações institucionais, assessoria de imprensa, campanhas institucionais etc.) como forma de divulgação, mas se esquecem que a função primordial desta abrangente área é relacionar e interagir de maneira coerente e transparente com os públicos estratégicos de uma organização.

Somente com o papel de divulgação, os profissionais da comunicação empresarial não trabalham com a principal função, então colocar a inovação em prática na comunicação torna-se algo muito complexo.

A primeira tarefa a compreender é que a inovação não faz parte exclusivamente da criação de algo novo, ela deve fazer parte de todo processo comunicacional. Então, fica a dúvida para profissionais e empresas responderem: Nós, comunicadores, sabemos lidar com a inovação?

Publicado no Portal Comunifoco:

http://comunifoco.com.br/2012/09/o-dilema-da-inovacao-na-comunicacao-empresarial/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s