A fórmula do sucesso: como seguir a trilha rumo à comunicação eficaz?

images (3)

Todos nós sempre nos perguntamos, qual é a fórmula, o caminho menos tortuoso para sermos felizes e bem sucedidos. Existem milhares de livros em diversos idiomas sobre como ser feliz, como conquistar a pessoa amada e o emprego dos sonhos.

Mas será que realmente existe um caminho perfeito que nos levará a felicidade plena??

Ser comunicador, comunicólogo (como alguns preferem chamar) não é nada fácil. Temos sempre que encontrar a solução perfeita para problemas monstruosos e que muitas vezes não estão diretamente ligados a nossa área, e sim, a uma estrutura empresarial desorganizada. E quando não encontramos esta solução nos tornamos o problema.

Algumas organizações enxergam os comunicadores como profetas que levarão a luz aos caminhos obscuros da gestão empresarial. No entanto, outras empresas encaram a comunicação e suas funções como o departamento que gera muito custo com os eventos corporativos e comunicação na mídia “totalmente” desnecessários.

Dentro e fora das organizações possuímos desafios incontáveis. E por este motivo existem muitos debates sobre o papel do comunicador e suas funções.

A comunicação é um tema por muitas vezes intangível e inalcançável e por isso, tem a capacidade de ser algo transversal, ou seja, estar dentro e fora das empresas e atingir diversos públicos.

Segundo o teórico da área Lucien Sfez, a máquina comunicativa é uma ‘bola de bilhar’.  Existe um sujeito, um canal com uma mensagem e outro sujeito, esses dois sujeitos, até então isolados, decidem estabelecer uma relação através da comunicação que se propaga como uma bola de bilhar e pode atingir qualquer um de qualquer forma.

Este conceito demonstra o quanto a comunicação é abrangente e dispersa ao mesmo tempo.

O grande desejo dos profissionais de comunicação dentro das empresas é controlar algo que, obviamente, não tem controle.

Ao longo dos anos foram criados sistemas e processos que de alguma forma buscassem o controle da comunicação por meio do poder que ela exerce. Com a chegada da internet e depois das mídias sociais, esse poder da comunicação organizacional foi dissolvido e “distribuído” aos diversos públicos que são afetados pela empresa.

Então, qual é a fórmula da comunicação eficaz??

Só é possível responder que não existe um caminho único para o profissional de comunicação realizar seu trabalho da melhor forma possível. O que existe são muitas possibilidades para a comunicação corporativa e para quem colabora com ela.

Entretanto, a fórmula do fracasso é bem visível e conhecida por muitos de nós.

Esse fracasso acontece quando a comunicação não tem como direção princípios como a tão abrangente ética, a coerência entre discurso e ação e o esforço contínuo para construir com solidez a nossa área.

Alias, os princípios citados se referem ao que aprendemos em Teoria da Comunicação, pois são eles que  evitam o ruído na comunicação entre emissor e receptor.

E aqui talvez se encontre a melhor fórmula da comunicação eficaz.

Publicado no Portal Comunifoco:

http://comunifoco.com.br/2012/05/a-formula-do-sucesso-para-comunicadores-como-seguir-a-trilha-rumo-a-uma-comunicacao-eficaz/

Anúncios

2 comentários sobre “A fórmula do sucesso: como seguir a trilha rumo à comunicação eficaz?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s