Pesquisa de Marketing em Pequenas Empresas

A  UTILIZAÇÃO DA PESQUISA DA PESQUISA DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

wordpress post 1

 

Quando trabalhei em uma famosa loja de móveis de alto padrão consegui com muitos desafios implementar a pesquisa de marketing.

Conseguir realizar pesquisa de marketing em empresas de prestação de serviços e de pequeno e médio porte não é nada fácil, pois a maioria destas empresas e as pessoas que trabalham nelas (entre eles gerentes e supervisores) não consegue entender a função e a importância da pesquisa de marketing. Nesse tipo de empresa, os esforços são exclusivos para o aumento das vendas e lucratividade e muitas vezes compreender o comportamento do cliente, suas necessidades e seus desejos não estão na lista das suas prioridades.

Este case mostra que é possível implementar a pesquisa e que ela pode identificar os problemas e definir, ou até mesmo redefinir os objetivos da empresa.

Nessa loja, comecei com a implementação do departamento de Relacionamento com Clientes. Depois de implementado este departamento, foi utilizado sistemas de informação de marketing para obter melhoria nos processos de venda e pós-venda. Dentro desses sistemas, a pesquisa é uma fonte de informação de mercado muito importante.

A primeira etapa da pesquisa foi realizada para direcionar a empresa, fazer com que ela conhecesse seu cliente e porque procurou aquela loja especificamente. O modelo da pesquisa foi de uma pesquisa quantitativa com perguntas fechadas, mas havia uma pergunta aberta para o cliente poder dar sua opinião e para que se pudessem entender as motivações do cliente.

A parte quantitativa da pesquisa foi utilizada para mostrar o quanto era importante cada situação e a parte qualitativa para entender as necessidades dos clientes. As informações obtidas na pesquisa ajudaram a empresa a compreender o que o cliente queria e de onde surgia o desejo de comprar móveis nesta loja, pois era uma franquia dentre muitas na cidade de São Paulo. Essas informações estruturaram algumas mudanças no posicionamento do departamento de vendas, como exemplo entender a importância do processo de pós-venda e do próprio relacionamento com os clientes.

Esta é uma pequena amostra (aproveito o termo da área) de como a pesquisa de marketing funciona em qualquer tipo de empresa e de qualquer tamanho. Não precisa ser uma grande empresa para realizar pesquisas e conhecer seus clientes e nem contratar assessorias que realizam grandes pesquisas de consumo, mas sim contratar alguém que tenha conhecimento e goste de realizar pesquisas de marketing, de mercado e de satisfação.

Todas as empresas necessitam conhecer o comportamento de seu consumidor, principalmente, para conseguirem diferenciar seus produtos, e principalmente sua marca, e segmentar seus públicos-alvo na comunicação direcionada.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s